Veja qual a nota mínima para passar no Enem?

Você já deve saber que o Enem possibilita a utilização de vários programas e recursos anualmente. Através do exame, você pode começar estudar na universidade dos seus sonhos e ás vezes, com custo zero. Entretanto, para garantir a sua vaga, é preciso atingir uma determinada pontuação. Você sabe qual a nota mínima para passar no Enem?

O que é o Enem?

O Enem é o Exame Nacional do Enino médio e através da pontuação alcançada nele, são distribuídas vagas para as universidades púbicas e privadas.

Os estudantes podem participar da avaliação desde o primeiro ano do Ensino Médio, mas só concorrem as bolsas no último ano deste período.

A prova do Enem é dividida em dois domingos consecutivos, sendo efetuada em 90 questões cada dia e uma prova de redação que deve ser efetuada no primeiro dia.

Programas disponíveis

Fies

O Fies é um programa de financiamento estudantil com as taxas de juros mais baratos do mercado. Através do rpograma, diversos joven conseguem suporte para cursar a sua graduação se inscrevendo no SisFies.

De acordo com o novo regulamento do programa, é necessária a participação na versão mais recente do Enem para poder se inscrever no FIES 2019. Sendo um requisito ter nota superior a 450 pontos em cada parte da prova, incluindo a redação.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é responsável pela coordenação, assim como a distribuição de vagas na universidade pública de todo o país.

Para se inscrever no sistema, é preciso que o estudante realize a prova do Enem. As vagas são distribuídas a partir da nota de corte de cada curso, então para garantir a sua vaga é preciso que a sua pontuação supere esta nota. Confira abaixo a nota de corte para alguns cursos:

Secretariado

Nota mínima para ampla concorrência – 644,0

Turismo

Nota mínima para ampla concorrência – 647,0

Pedagogia

Nota mínima para ampla concorrência – 651,0

Prouni

O Programa Universidade para todos funciona de maneira parecida com o Sisu, mas é inteiramente dedicado as bolsas integrais e parciais da rede privada de ensino.

Os participante do Enem podem se inscrever no programa dentro do prazo determinado e concorrer a diversas bolsas nas instituições que são parceiras da inciativa. Confira as notas de corte do programa:

Engenharia Agronômica

Nota mínima para ampla concorrência – 540,50

Estatística

Nota mínima para ampla concorrência – 621,98

Letras Português e Inglês

Nota mínima para ampla concorrência – 662,92

Sisutec

Para quem está pretendendo usar a nota do Enem para se inscrever em um curso técnico, o programa ideal é o Sisutec. O recurso tem outros requisitos, mas a participação no exame é fundamental.

Para se inscrever no sistema é preciso que as pontuações em cada parte do Enem seja suprior a 450 pontos e você não pode zerar a redação. As vagas são distribuídas pela pontuação.