Quer ser promotor de justiça? Saiba como!

Promotor de justiça é mais um dos profissionais da área judiciária responsáveis por zelar pelas leis no Brasil. É um dos profissionais mais aclamados no exercício do Direito e com uma longa carreira a seguir. Para saber o passo a passo para ser um promotor de justiça é só conferir nosso artigo a seguir.

O que é um promotor de justiça?

Promotor de Justiça é um advogado especializado em Direito Penal. É um advogado responsável por defender o interesse público e os cidadãos através de se fazer a execução das leis pré estabelecidas. 

Uma forma de entender melhor como o promotor funciona é analisando a sua função em um tribunal. De um lado fica o réu e o advogado de defesa e do outro o promotor público. Ele não é o advogado de acusação, está ali defendendo o estado e o poder público para que as leis se façam executadas e mantidas. É uma função de um advogado do povo. 

O promotor público trabalha defendendo o estado. Por exemplo: ele pede a reclusão de um ladrão porque acredita que ele está ofendendo o poder público. Ele preserva a sociedade como um todo e a forma como faz isso é fazendo valer as leis do código penal. 

Para alguns é uma função estressante porque ele não trabalha em apenas um caso mas em vários deles ao longo do dia. O salário é pago pelo Estado e nem sempre compensa o nível de estresse.

Cursos para ser promotor de justiça

Um promotor de justiça obrigatoriamente precisa ter o curso de Direito. Ele deve passar os cinco anos exigidos na faculdade ou universidade para obter a sua formação acadêmica como graduado. Este é o primeiro passo para chegar ao cargo de promotor. 

Como todos os estudantes formados em direito ele deve fazer o exame da ordem para obter a sua CNA OAB 2019. Esse exame é necessário porque todos os promotores precisam exercer a função de advogado por ao menos quatro anos. E para exercer a profissão é preciso ter a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil. O exame é realizado entre três e quatro vezes ao ano e pode ser feito quantas vezes quiser. 

O próximo passo é ser advogado por no mínimo quatro eles. A experiência profissional precisa ser comprovada com documentação. Uma prova seria a carteira assinada em um escritório, por exemplo. Mas o nome do advogado está nos casos e processos e isso prova que ele exerceu a função. 

A partir dai é só ser aprovado no concurso público. É um dos mais concorridos do Brasil.

Dicas para se tornar um promotor de justiça

A concorrência de um concurso com vaga para promotor de justiça é enorme. Não são abertas muitas vagas e as disponíveis são muito concorridas. Em alguns concursos pode chegar a apresentar mais de mil candidatos por vaga.

Quanto antes se iniciar a preparação melhor. E como todos os candidatos são advogados a tendência é as notas em tais disciplinas serem altas. O diferencial pode ser nas demais matérias.