Posso concluir meu ensino médio com o ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é utilizado para avaliar o conhecimento adquirido pelos alunos durante o período do Ensino Médio. Muitos estudantes que já tem 18 anos completos e não concluíram o período escolar ainda intencionam obter um certificado de conclusão de ensino médio através do ENEM. Mas ainda é possível requerer este documento?

Saiba se você pode solicitar o benefício ou não lendo as informações a seguir:

Antes, os alunos que já tinham 18 anos completos até o dia da realização da prova do ENEM e tinham conseguido alcançar 450 pontos em todas as modalidades do exame, podiam solicitar um diploma que substituía a conclusão do ensino médio, mas desde 2017 isto não é mais permitido.

A opção mais viável para quem desejar concluir em pouco tempo seu ensino escolar, é realizar a prova do Encceja. Não conhece o exame? Saiba mais a seguir:

O que é o Encceja?

Para os alunos que desejam obter um certificado que comprove a conclusão do ensino escolar, existe o Encceja.

O Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos é uma inciativa do Ministério da Educação (MEC) que proporciona um diploma do ensino fundamental e médio através da realização de uma prova.

Quem pode se inscrever para realizar a prova?

A intenção de realizar o Encceja é de acelerar o processo de finalização da escola para alunos que acabaram perdendo muito tempo e não ocasionar na desistência do ensino médio por parte dos estudantes, por isso, há alguns requisitos para participar da prova.

  • Para os alunos do ensino fundamental, é preciso ter 15 anos completos até o dia da realização do exame;
  • Para os alunos do ensino médio, é preciso ter 18 anos completos até o dia da realização do exame.

Se você já realizou a prova, esteja atento à divulgação do gabarito Encceja 2019.

Como se inscrever?

Se inscrever no Encceja é simples e totalmente gratuito! Quando abrir o período de inscrição, você deverá acessar o portal do Sistema de Inscrições, o INEP, e clicar na palavra “Encceja”. Depois, vá até a página do participante e preencha com seus dados pessoais. No próprio portal, você receberá um cartão de confirmação da inscrição e informações sobre a prova, como data e local.

Não esqueça de confirmar a sua inscrição. No dia da avaliação, você deverá levar um documento de identificação, tal como o RG, o passaporte, o certificado de reservista, a carteira nacional de habilitação, entre outros. Se informe mais no site.