Como conseguir um desconto maior no IPVA?

O pagamento do IPVA já deve estar agendando na vida dos proprietários de veículos. Mas como é um dos impostos mais caros a serem pagos durante o ano pode-se pensar em algumas formas de deixar o tributo mais suave. Como seria? Com descontos e algumas medidas. Saiba mais!

Pagamento do IPVA pode ser parcelado

Assim que o Detran envia o boleto ele já pensa nas chances de receber a arrecadação. Infelizmente o valor não é dos mais em conta a ser pago todos os anos e quanto mais novo o veículo mais caro o imposto. Em primeiro momento já é enviado o boleto para quitação à vista e em parcelas de até seis vezes. 

Todo mundo recebe o IPVA parcelado já com todos os boletos juntos. Caso perca o documento é só entrar no sistema do Detran de sua cidade e realizar o pagamento sem problemas. O importante é se manter no prazo para renovação do documento do veículo e andar regularizado nas ruas. 

Mas parcelado ou não o imposto não pode deixar de ser pago. Sem a quitação do débito o proprietário não recebe o novo documento do veículo e não está autorizado a transitar com ele. Em uma fiscalização pode rolar apreensão do veículo e multa gravíssima. 

Caso já esteja em atraso deve-se procurar o Detran ou Secretaria da Fazenda de sua cidade. A negociação é feita pessoalmente apenas com o proprietário ou com terceiros mediante uma procuração. O pagamento deve ser feito em até dois dias ou uma nova negociação deve ser realizada para novo boleto ser emitido. Uma vez vencido deve-se negociar de novo.

Dá para conseguir desconto no IPVA?

O primeiro desconto possível do IPVA já é enviado automaticamente pelo sistema. O valor sofre um abatimento de 10% para pagamento integral. Quem paga parcelado não possui o desconto. Mas há outras formas de conseguir um valor mais baixo no imposto veicular? Sim, são elas:

Desconto no IPVA atrasado – muitos estados como o IPVA 2018 SP adotaram desconto na multa por atraso para incentivar o pagamento. Isso incentiva ao devedor quitar seus débitos. Em São Paulo o desconto pode chegar a mais de 75%. 

Para deficientes – deficientes físicos ou mentais ou portadores de doenças degenerativas possuem na verdade isenção e não desconto. Eles não pagam o imposto desde que possam comprovar a sua condição por meio de documentos e laudo médico oficial. A solicitação da isenção é realizada no Detran ou Secretaria da Fazenda de sua cidade.

Motoristas sem multas – No Pará e em alguns outros estados os motoristas sem multa podem conseguir um desconto de até 10%. Para isso não devem cometer uma infração de qualquer tipo no ano anterior.

É um desconto conhecido como Bom Motorista e vale no Amazonas, Pará, Rio Grande do Sul e deve seguir para outros Estados. A ideia é incentivar também um trânsito seguro nas grandes cidades dando benefícios a mais para quem segue a lei. 

No mais infelizmente é apenas pagando em dia para obter desconto no IPVA.

FONTE